I Feira de Caça e Pesca do Clube de Caçadores da Carapinheira

26-06-2011 19:54

De 17 a 19 de Junho, realizou-se a I Feira de Caça e Pesca organizada pelo Clube de Caçadores da Carapinheira. No dia 17, teve lugar a cerimónia de abertura oficial do certame, com a presença de diversas entidades, salientando-se o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho Dr. Luis Leal, o Sr. Presidente do Turismo Centro de Portugal Dr. Pedro Machado, o Presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira Sr. José Rama. A presença destas entidades em muito prestigiou este evento, o Clube de Caçadores da Carapinheira e as gentes do Concelho de Montemor-o-Velho.

Nos discursos da abertura o Sr. Presidente da Câmara referiu que “A prática da caça e da pesca são também factores de desenvolvimento do território”

Ao elogiar a “dinâmica e a vontade do Clube de Caçadores da Carapinheira”, o Autarca Montemorense sublinhou que a organização do certame “é o corolário de um percurso e de uma forma de estar do Clube”, apostando, a par da vertente desportiva, “na valorização do património, transformando e reutilizando, a título de exemplo, os depósitos de água como sede da instituição”, bem como “ter um papel fundamental na promoção do potencial ambiental e paisagístico do concelho”.

De igual modo, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou “o potencial do turismo cinegético para a região” e enalteceu “a vontade do clube em empreender uma iniciativa que expressa a vontade colectiva da instituição”.

“A organização da Feira de Caça e Pesca é uma ambição antiga, mas só agora foi possível reunir as condições para a sua realização”, esclareceu o Presidente do Clube de Caçadores.

Lembrando a história de formação do Clube e de alguns dos feitos alcançados, Hermínio Louros salientou que “a preocupação com o património cinegético está sempre presente” e, por isso, revelou que “o repovoamento de coelho bravo e de perdiz vermelha são objectivos traçados”.

Por sua vez, o Presidente da Assembleia-Geral do Clube de Caçadores e Organizador da Feira, Carlos Rodrigues, manifestou o desejo de que “o evento seja mais do que uma feira, seja também um espaço de convívio e de troca de experiências entre os caçadores e pescadores”.

Para o futuro, assegurou, “queremos fazer um evento de maior dimensão, e que realize, se possível, todos os anos”.

Com a presença de 30 expositores, 16 criadores de cães e de um programa de animação pensado ao pormenor para agradar aos adeptos da caça e da pesca e aos cerca de dois milhares de visitantes, a iniciativa do Clube de Caçadores da Carapinheira revestiu-se de enorme sucesso.